Câmara Externa

Afilie-se

Conselho

Ecologia

Revista GLP

Blog

Eventos

Núcleos

Podcast

Mensalidades

Loja Virtual

Contato

TOM

Guias do Graal

Morada

AMORC Play

Museus

URCI

InícioA Alquimia da Saúde

A Alquimia da Saúde

Por JAMES ELDER, FRC

-

A Alquimia da Saúde

Os alquimistas sabiam que a matéria é composta de quatro elementos: fogo, ar, terra e água. Nosso corpo, naturalmente, é também constituído desses elementos. Com este conhecimento, podemos purificar as quatro divisões do corpo, atendendo-as separadamente:

Fogo – Metabolismo e digestão. Equilibrar o metabolismo para conseguir harmonia. Trabalhar bastante física e mentalmente para tornar o “fogo” elétrico do sistema nervoso (e da aura) mais sadio pelo uso. Quando as células estão ativas e cheias de energia, a distribuição da Energia Vital é harmoniosa e poderosa.

Ar – Respiração. Deixar as janelas abertas sempre que possível. Inalar profundamente e exalar plenamente. Exercício intensivo é essencial para respiração e circulação eficientes.

Terra – Dieta e exercício. Procurar manter o peso correto. Verificar o peso ideal em proporção com a altura. Fazer exercícios para fortalecer os órgãos, desenvolver os músculos e manter o tônus. Manter dieta equilibrada. Eliminar da dieta, o máximo possível, alimentos industrializados. Frutas, legumes e carnes, quando frescos, contêm mais Força Vital.

Água – Líquidos. Beber bastante líquido, principalmente água. Oito copos de água por dia é o ideal. Isso é essencial para lubrificar as articulações, manter saudável o estado do sangue, dos fluidos intercelulares e de todos os tecidos do corpo. A água é o grande elemento dinâmico do corpo.

A pedra filosofal da saúde, o sábio meio-termo da moderação, é a meta desta alquimia. Esse ponto ideal de equilíbrio é a chave para se viver dentro dos limites da ordem e no infinito campo da Alma – Alma pura em corpo puro.

Câmara Externa

Conheça as monografias introdutórias que antecedem os ensinamentos oficiais da nossa Organização.

Pular para o conteúdo