Câmara Externa

Afilie-se

Conselho

Ecologia

Revista GLP

Blog

Eventos

Núcleos

Podcast

Mensalidades

Loja Virtual

Contato

TOM

Guias do Graal

Morada

AMORC Play

Museus

URCI

InícioFesta da Luz da Grande Loja com o alinhamento zenital - Dia...

Festa da Luz da Grande Loja com o alinhamento zenital – Dia 13/12/18 às 13h00

-

O Memorial Rosacruz e a Hierofania.

No princípio, era o Monte Sagrado…

Para os antigos egípcios o sol era Rá, divindade criadora do mundo e da humanidade.

Na mitologia egípcia, o deus sol surgiu de uma montanha chamada Ben Ben. As pirâmides egípcias são representações desta montanha primordial e eram símbolos da crença egípcia em Rá. O momento em que os raios solares tocavam as pirâmides e irradiavam seu reflexo da luz, representavam a criação e recriação do mundo, ou seja, um eterno devir.

Muitas construções criadas pelos egípcios antigos possuem alinhamentos com corpos celestes, cujo principal é o sol que ilumina em determinados períodos do ano certos espaços circunscritos no templo considerados como os mais sagrados denominados de Sancta Sanctorum, ponto onde ocorriam as mais elevadas cerimônias.

O Memorial Rosacruz e o Complexo do Bosque Rosacruz estão permeados de certos símbolos que, muitas vezes, só podem ser percebidos pelos iniciados que, preparados, estão aptos para levantar o Véu de Ísis que a tudo oculta.

O sol no ápice e sua irradiação em um objeto com significado para uma determinada cultura, pode ser considerado um fenômeno denominado hierofania, que significa “demonstração do sagrado”. Esse conhecimento astronômico presente no Egito Antigo, pode ser também visualizado no Bosque Rosacruz, em Curitiba. No Memorial Rosacruz, a pirâmide ali instalada além de evocar a Grande Pirâmide – símbolo importante para as iniciações rosacruzes, também foi projetada, especialmente, para receber a luz do sol zenital a partir da segunda quinzena de novembro até a primeira quinzena de janeiro. O ápice dessa iluminação ocorre no dia 13 de dezembro, próximo às 13h10, sob o signo zodiacal de Escorpião. Esse período contempla a passagem do equinócio da primavera para o solstício de verão no hemisfério sul, próximo ao momento que nós Rosacruzes comemoramos a Festa da Luz, evento assaz significativo no mundo esotérico. Neste momento, saudamos nossa Tradição em perfeita consonância com as Escolas de Mistérios egípcias da antiguidade e a Luz como símbolo do conhecimento e do bem.
 

Serviço
Festa da Luz da Grande Loja com o alinhamento zenital
Data: 13 dezembro de 2018
Horário: 13h00
Local: Bosque Rosacruz – Ordem Rosacruz (AMORC)
Endereço: Rua Nicarágua, 2620 – Bacacheri – 82515-260 – Curitiba, Paraná.
Entrada: Franca

Câmara Externa

Conheça as monografias introdutórias que antecedem os ensinamentos oficiais da nossa Organização.

Pular para o conteúdo