A Tábua de Esmeralda

1816

“Verdadeiro, sem falsidade, certo e mais do que real, aquilo que está embaixo é como aquilo que está em cima, e o que está em cima é como o que está embaixo para cumprir as maravilhas de uma coisa. Assim como todas as coisas são criadas de uma coisa, pela vontade e comando do único que a criou, assim todas as coisas são nascidas desta única coisa por prescrição e união.

Seu pai é o Sol, sua mãe é a Lua, o vento a carrega em seu ventre, sua ama é a Terra. Este é o pai da perfeição em todo o mundo. Seu poder é perfeito quando transformado em terra; por isto, deves separar a terra do fogo, e o sutil do rude e grosseiro, mas com amor, com grande compreensão e discerni­mento. Ela sobe da terra ao céu e do céu vem novamente à terra e de novo recebe o poder do em cima e do embaixo.

Deste modo terás o esplendor de todo o mundo. Toda falta de compreensão e de capacidade te abandonará. Este é o maior de todos os poderes, pois pode sobrepujar toda a sutileza e pode penetrar tudo o que é sólido.

Assim foi criado o mundo. Assim se originaram raras combina­ções e maravilhas são forjadas; esta é a maneira de agir. Por isto sou chamado Trismegisto, pois possuo as três partes de sabedoria do mundo. Tudo que eu disse a respeito do trabalho do Sol está cumprido.”