Ordem Rosacruz
Uma Antiga Sabedoria para um Mundo Novo

A Vida para além dos Sentidos – Colóquio de um Mestre com seu Discípulo

Jacob Boehme

1.012

Como posso ter acesso à vida além dos sentidos, de modo que eu veja DEUS e O ouça falar?

Se podes por um instante penetrar esse lugar que nenhuma criatura habita, então ouves aquilo que DEUS diz.

Esse lugar é perto ou longe?

Ele está em ti, e se podes por uma hora silenciar todo o teu querer e todo pensamento, então compreenderás as palavras inexprimíveis de DEUS.

Como posso ouvir se me mantiver no repouso do pensamento e do querer?

Quando estás no repouso do pensar e do querer de tua própria existência, então a audição, a visão e a palavra eternas se manifestam em ti, e DEUS ouve e vê por ti. Tua própria audição, teu próprio querer, tua própria visão; eis aquilo que te impede de ouvir e de ver DEUS.

Por qual meio devo ouvir e ver DEUS se Ele está além da natureza e da criatura?

Quando te calas e repousas, então és aquilo que era DEUS antes da natureza e antes da criatura; aquilo do que Ele fez tua natureza e tua criatura. Então tu O ouves e O vês por aquilo através do que DEUS via e ouvia em ti antes que começassem teu próprio querer, tua própria visão e tua própria audição.

O que então me impede de ter acesso a esse lugar?

Teu próprio querer, tua própria visão e tua própria audição, e que tu te esforces contra isso de onde vieste. Por tua própria vontade te separas da vontade de DEUS. Por tua própria visão tu só vês em tua própria vontade, e tua vontade obstrui tua audição pela sensualidade própria das coisas terrestres e naturais. Essa vontade te põe no fundo e te recobre com a sombra daquilo que queres, de modo que não podes ter acesso àquilo que está além da natureza e além dos sentidos. ”

Texto inspirado em O Pantáculo nº. 24, 2016 – “A Vida para além dos Sentidos”.

S.I.