Cerimônias Especiais Rosacruzes

CALENDÁRIO ANUAL PERMANENTE DE CERIMÔNIAS ESPECIAIS ROSACRUZES

A Ordem Rosacruz, AMORC tem Cerimônias e Rituais especiais que tradicionalmente são celebrados durante o Ano Civil. Tanto o Grande Mestre como os Oficiais da Grande Loja de Língua Portuguesa recomendam que tais eventos sejam celebrados com toda ênfase e atenção, para o fortalecimento da Egrégora Rosacruz e para a integração dos Rosacruzes numa unidade de objetivos.

FEVEREIRO – RITUAL PITAGÓRICO
Era realizado na na primeira Convocação Ritualística de fevereiro. Hoje a qualquer tempo, sem divulgação prévia. Nesse Ritual rende-se homenagem ao místico e filósofo Pitágoras. Ele foi um dos Mestres que muito contribuíram para o Rosacrucianismo. A cerimônia é realizada apenas em Lojas e Capítulos.

MARÇO – ANO NOVO R+C e Instalação Oficiais
Dia 21, a Convocação Ritualística mais próxima do Equinócio. Esta Cerimônia compõe-se de dois Rituais, que se sucedem imediatamente. O primeiro é relativo à celebração do Ano Novo R+C, o segundo instala os novos Oficiais do Organismo Afiliado.

MAIO – CERIMÔNIA ANUAL DA COLUMBA
Na primeira Convocação do mês de maio. Os Rosacruzes têm por costume celebrar a Festa da Columba, a fim de prestar homenagem a todas as jovens que aceitaram servir à Ordem nesta tão nobre função. Somente em Lojas e Capítulos

JUNHO- MEDITAÇÃO PELA PAZ (ABERTA AO PÚBLICO)
A paz é um reflexo da harmonia da nossa consciência com a beleza da realização Divina. Sejamos sensíveis ao aspecto harmônico do nosso mundo. Deixemos Deus se irradiar através do nosso comportamento e encontraremos a paz. O evento é realizado no quarto domingo de junho. Deve ser realizada em Lojas, Capítulos e Pronaoi.

JULHO – CERIMÔNIA DE AÇÃO DE GRAÇAS
Na segunda Convocação de julho. Nessa Convocação celebramos uma Ação de Graças à união de nossa Alma aos quatro Princípios- (elementos: ar, água, fogo e terra) que fazem de cada um de nós um ser vivo, animado pela Essência da Grande Alma Universal. Somente em Lojas e Capítulos.

AGOSTO – DIA COMEMORATIVO H. SPENCER LEWIS
Dia 02, na Convocação Ritualística mais próxima. Homenagem ao nosso primeiro Imperator do atual ciclo. Graças a seus esforços, os princípios e os ensinamentos Rosacruzes foram introduzidos e estabelecidos em vários países. Realiza-se também um Fórum Rosacruz para tratar da expansão do Rosacrucianismo.

SETEMBRO – CERIMÔNIA “IN MEMORIAM” OU “FESTA DA PIRÂMIDE” (ABERTA AO PÚBLICO)
Na data mais próxima possível do equinócio da primavera no hemisfério Sul. Atividade aberta a não-membros, realizada em conjunto com a Ordem Guias do Graal, Membros, Amigos da AMORC e convidados. É comemorada a construção da Grande Pirâmide do Egito, considerada pelos rosacruzes como um Templo consagrado às Iniciações praticadas nas antigas Escolas de Mistérios. Deve ser realizada em Lojas, Capítulos e Pronaoi.

OUTUBRO – DIA DA ORDEM GUIAS DO GRAAL
A Ordem Guias do Graal também tem sua data comemorativa, celebrada no dia 27 de outubro. Na OGG, cultivamos o espírito de convivência e despertamos as habilidades com independência. Através de nossos ensinamentos, que promovem o desenvolvimento sustentável em todos os aspectos da vida, preparamos jovens e crianças para se tornarem agentes da mudança, construtores de um mundo melhor.

DEZEMBRO –FESTA DA LUZ (EXCLUSIVO A MEMBROS ROSACRUZES)
Na Convocação mais próxima da mudança da estação, no Brasil, da Primavera para Verão. Este Ritual remonta às Escolas de Mistérios da Antiguidade. A Luz sempre foi associada à Divindade, simbolizando o Conhecimento e o Bem. Deve ser realizada em Lojas, Capítulos e Pronaoi.