Convenção Rosacruz Inter-Regional 2017 – Regiões: BA-1, BA-2, CE-1 e NE-1 – 07 a 10/09

377
ACESSE O SITE DA CONVENÇÃO

Deste há muito, os Irmãos e Irmãs da Rosacruz se reunem periodicamente, para discutir assuntos da Fraternidade, dividir conhecimento místico, trabalhar esotericamente pela Humanidade e, principalmente, confraternizarem-se, em reuniões onde o Amor e a Harmonia são as forças dominantes. São reuniões onde o verdadeiro Conhecimento Rosacruz é abordado de forma pessoal e a Tradição tem sua continuidade.

Assim são as Convenções Rosacruzes.

Um trecho de um antigo manuscrito descreve a chegada de um grupo de Irmãos da Rosacruz ao local onde haveria uma atividade, e como eles eram vislumbrados à distância, envoltos em poderosa e imensa luz. Em certo ponto, afirma: “Apenas a união da Luz que cada um possui, torna isto possível.”

Unidade – esta é a palavra que melhor define nossas Convenções. Unidos, formamos a Egrégora de nossa amada Ordem; unidos, realizamos todas as atividades em nossos Organismos Afiliados; unidos, somos crescimento, progresso e evolução. e UNIDOS realizaremos uma Convenção maravilhosa, cujos frutos ecoarão por muito tempo em nossos corações e mentes. E VOCÊ fará parte de tudo!

NÃO MEMBROS SERÃO MUITO BEM VINDOS!

Com exceção de nossos rituais, não membros poderão participar de todas as atividades. A programação, que está sendo cuidadosamente elaborada, contemplará nossos queridos novos Buscadores com excelentes Meditações Abertas. Que melhor oportunidade para que aquele seu familiar, amigo, ou interessado conheça a Ordem da qual você faz parte, de uma forma absolutamente única? e, quem sabe, venha a se afiliar, tornando-se, como você, um Iniciado ou Iniciada da Rosacruz?

O TEMA DE NOSSA CONVENÇÃO

SEJAMOS ROSE+CROIX! Este é o tema da Convenção Rosacruz Inter-Regional 2017. Aqueles que participaram da Convocação Ritualística de encerramento, na última Convenção Nacional Rosacruz, realizada em outubro passado e conduzida por nosso Imperator, Frater Christian Bernard, já têm uma ótima idéia do porquê de tal tema. Em nossa Convenção certamente teremos ótimas oportunidades de conversarmos sobre o “estado de Rosa+Cruz”, a suprema condição que todos nós, indistintamente, buscamos alcançar através de nossos estudo e trabalho místico, o Cume da Montanha, a Realização Última, a Iluminação. E foi esta a exortação que nosso amado Imperator nos fez, e que viveremos, juntos na Convenção: SEJAMOS ROSE+CROIX, almejemos, através do Processo Iniciático Rosacruz, do serviço impessoal e anônimo à toda a Humanidade e do estudo e prática árduos, nos tornarmos conscientes daquilo que verdadeiramente somos, e não apenas membros formalmente aceitos de uma organização, portadores de uma carteira de identificação. Sejamos Rose+Croix!

SEJA PARTE DISTO!
Programe-se! Crie mentalmente sua ida à Convenção!

PROGRAMA 

DIA 07 SETEMBRO – QUINTA FEIRA

14h00 – Credenciamento – Centro de Eventos – Auditório do Hotel

15h00 – Iniciação ao Grau Associado – Atrium Martinista Natal, TOM

18h00 – Abertura do auditório para entrada dos convencionais

19h00 – Abertura Solene da Convenção Rosacruz Inter-Regional 2017 das Regiões NE-1, CE-1, BA-1 e BA-2

21h30 – Jantar para os Convencionais no restaurante do Hotel.

 

DIA 08 SETEMBRO – SEXTA FEIRA

06h00 – Tai chi chuan na Praia

08h30 – CONVOCAÇÃO RITUALÍSTICA DE TEMPLO

Equipe Ritualística – Regiões BA-1 e BA-2 – Loja Rosacruz Vitória da Conquista – BA

Dignitário: Frater Clodomar Fernandes Costa, Grande Conselheiro BA-2

Nota Importante: É imprescindível apresentar-se com o crachá da Convenção e o avental Ritualístico.

09h00 – MEDITAÇÃO ABERTA PARA NÃO MEMBROS

10h30 – Momento Cultural: Apresentação do CD referente ao PROJETO METATRON, do Pronaos Caruaru, que busca divulgar a Ordem Rosacruz, AMORC através de canções que tem como temática a cultura de paz, a consciência ecológica e a meditação.

11h00 – PALESTRA: EVOLUÇÃO ESPIRITUAL

SINOPSE: Na caminhada pela Senda muitas são as nossas perguntas, tais como: Quem sou eu? De onde vim? Por qual razão estou neste planeta? Como buscadores da Luz, necessário se faz que identifiquemos e exerçamos a nossa missão nesse contexto,  contribuindo dessa forma para o nosso próprio aperfeiçoamento e, em consequência, para a transformação de um mundo melhor a serviço de Deus e da Humanidade. Isto, naturalmente, envolve um grande trabalho, de modo a estarmos preparados para os desafios que se apresentam no cotidiano de nossas vidas.

PALESTRANTE: O Frater Nonato Araújo é Administrador de Empresas com especialização em Organização e Métodos.  Atualmente exerce o cargo de Grande Conselheiro da Região CE-1.

 

DIA 08 SETEMBRO – SEXTA FEIRA 12h00

Avisos e encerramento da manhã 12h15

Almoço 13h30

Momento Cultural 14h00 – PALESTRA: MÚSICA E A EVOLUÇÃO HUMANA SINOPSE: Qual o papel da Música no mundo? Além de ser um meio de comunicação agradável aos sentidos, teria ela alguma razão de ser, alguma função intrínseca oculta além de ser uma manifestação sonora das diferentes culturas e períodos históricos, e de favorecer nosso deleite pessoal? Haveria, entretanto, alguma relação especialmente o desenvolvimento da consciência do ser humano e as características de certos estilos musicais, afetando não apenas os que Os escutam, mas também a humanidade como um todo? Estas e outras questões serão abordadas neste estudo através de uma seleção de exemplos musicais escolhidos do repertório musical universal.

PALESTRANTE: Sóror Heloisa Maibrada é pianista, regente de coral, Doutora em Artes Musicais pela Universidade de Maryland, EUA, com Formação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco. Exerceu o cargo de professora de música na Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Atualmente dedica-se ao trabalho de pesquisa na área de Música e Desenvolvimento Humano.

15h00 – Momento Cultural: Poesia

DIA 08 SETEMBRO –

SEXTA FEIRA 15h30 –

PALESTRA: AS LIÇÕES DOS PRÉ-SOCRÁTICOS EM DIÁLOGO COM A SABEDORIA ROSACRUZ. SINOPSE: Nesta conversa, abordaremos o Mito da Criação do Universo e a noção de Princípio de todas as coisas ou Princípio do SER, destacando sua expressão pedagógica nos símbolos dos rituais Rosacruz e a relação dos quatros princípios originários defendidos pelos Filósofos Pré-Socráticos que eram: Terra, Água, Ar e Fogo.

16h20 – Livre para os convencionais não Martinistas

18h00 – Conventículo Geral – Exclusivo para membros da Tradicional Ordem Martinista e que tenha a iniciação ao Grau Associado em uma Heptada Martinista, T.O.M Equipe Ritualística – Heptada Martinista Recife – T.O.M Dignitário – Venerabilíssimo Grande Mestre Provincial, Irmão Hélio de Moraes e Marques

Nota Importante: É imprescindível apresentar-se com o crachá da Convenção e a Estola do respectivo Grau.

06h00 – Tai chi chuan na Praia

08h30 – Convocação Ritualística de Templo Equipe Ritualística – Região NE-1 – Loja Rosacruz João Pessoa – PB

Dignitário: Frater Anderson da Costa Santos, Grande Conselheiro BA-1 Nota

Importante: É imprescindível apresentar-se com o crachá da Convenção e o avental Ritualístico.

09h00 – Meditação aberta para não membros

10h30 – Momento Cultural: Uma visão resumida da história iconográfica e melódica do violão.

Solos de violão com Eugênio Lima de Souza, professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, lecionando as disciplinas Violão, História e Literatura do Violão e Música de Câmera. Mestre em violão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorando em violão pela Universidade Federal da Bahia. A apresentação didática será com o Profº Claudio Augusto Pinto Galvão, professor aposentado do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Doutor em História pela Universidade de São Paulo

11h00 – Palestra: SONHAR É PRECISO, VIVER NÃO É PRECISO! SINOPSE: O tema dos sonhos é, para a maior parte de nós, dos mais sugestivos e inquiridores. Sobre eles, todos nós temos

PALESTRANTE: Sóror Ana Glória da Silva Marinho exerce atualmente a função de Monitora Regional da Loja Rosacruz João Pessoa, tem formação em Psicologia e Geografia, mestrado em Geologia e doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade Estadual da Bahia. Exerceu o cargo de professora adjunta da UFPB e da UEPB, onde desenvolveu pesquisas nas áreas acima citadas e também em Antropologia Cultural.

DIA 09 SETEMBRO – SÁBADO 14h00 – PALESTRA: OS NÚMEROS SAGRADOS

SINOPSE: Os Números têm poder, o Poder Divino, que ao Iniciado é dado operar utilizando a Criação Mental Mágica sobre a Luz Astral, para transformar a matéria, para o Bem da Natureza e da Humanidade. A História da Criação é revisitada, nesta Palestra, com um novo olhar, e a Missão do Homem e da Mulher, na Terra e no Céu, é revelada. Os Números expressam emanações Divinas, com todo o poder do que elas representam. Os números encerram o segredo de tudo o que o Homem e a Mulher precisam conhecer sobre a Criação da Natureza e deles mesmos. Conhecendo a natureza secreta dos Números, o Mago Místico Rosacruz pode então, pela Graça Divina, comandar a Natureza e os Elementos, transmutar a si mesmo, e iluminar o Universo! Não há segredo quando o coração está pronto para compreender.

PALESTRANTE: Frater Antonio Paulo Ripardo Teixeira, Professor Universitário com Pós Graduação em engenharia e Gestão Empresarial, Grande Conselheiro Emérito da BA-1 e atualmente exercendo o cargo de Secretário de Expansão da Grande Loja.

12h15 – Avisos e encerramento da manhã

12h20 – Almoço

13h30 – Momento Cultural: A Pianista e Sóror Heloisa Maibrada executará momento instrumental, com músicas inspiradoras do repertório clássico e new age contemporâneo.

14h45 – Momento Cultural: Música Popular Brasileira

DIA 09 SETEMBRO – SÁBADO

15h00 – PALESTRA: CABALA E NEOPLATONISMO. SINOPSE: O cabalista Gershom Scholem demonstra que a Cabala é, na verdade, um processo hermenêutico judaico derivado das conquistas dos pensadores neoplatônicos. Sendo assim, faz-se necessário compreender a concepção de Platão sobre a realidade e seus desdobramentos com Espeusipo, Filon de Alexandria, Plotino e Dionísio. Tal tarefa permitirá vislumbrar os conceitos metafísicos que regem a construção da Árvore da Vida cabalísticas e os processos iniciáticos que se relacionam com sua estrutura.

PALESTRANTE: Frater Carlos Gomes Filho é graduado, mestre e doutor em Filosofia pela UFPE. Especialista em Heidegger, mística medieval e neoplatonismo. Orador da AMORC e da TOM. Possui diversos livros publicados como A Cabala Hermética e A Matrix Cabalística. Seu romance A Tempestade – que mescla Shakespeare com a Cabala renascentista de Francis Bacon – ganhou o I Concurso Nacional de Literatura da Afeigraf-SP

15h45 – Momento Cultural: O Frater Ayrton Farias, Mestre da Loja Recife, discorrerá sobre a origem da música o Secreto Eterno, música esta originalmente escrita pelo compositor mexicano José Perches Enríquez, e que o Frater Harvey Spencer Lewis adaptou a música que marca a marcha da Columba durante uma Convocação Ritualística. O Frater também executará a referida música, nos proporcionando um momento de enlevo espiritual.

DIA 09 SETEMBRO –

SÁBADO 17h00 – Mesa Redonda com os Palestrantes: Os palestrantes responderão perguntas sobre os diversos temas abordados nas palestras.

18h00 – Encerramento das atividades do dia

DIA 10 SETEMBRO – DOMINGO 08h00 – Convocação Ritualística de Templo Equipe Ritualística: Região CE-1 – Loja Rosacruz Fortaleza Dignitário: Venerabilíssimo Grande Mestre Frater Hélio de Moraes e Marques

Nota Importante: É imprescindível apresentar-se com o crachá da Convenção e o avental Ritualístico.

08h30 – Meditação aberta para não membros 11h00 – Considerações Finais e Agradecimentos.

SINOPSE: Palestra proferida na última Convenção Nacional da Grande Loja. Nessa Palestra, o Frater Hélio discorre sobre a vida e reencarnações possíveis do nosso Imperator Frater Harvey Spencer Lewis. Esta é uma excelente oportunidade do Frater ou da Sóror que não foi à Curitiba, receber estas informações sobre a vida do nosso amado Imperator.

16h00 – Palestra: Missão Cósmica Cumprida PALESTRANTE: Frater Hélio de Moraes e Marques, Grande Mestre da Antiga e Mística Ordem Rosacruz, AMORC, Jurisdição de Língua Portuguesa. Reitor da Universidade Rose-Croix Internacional – URCI

17h00 – Mesa Redonda com os Palestrantes: Os palestrantes responderão perguntas sobre os diversos temas abordados nas palestras.

18h00 – Encerramento das atividades do dia

DIA 10 SETEMBRO –

DOMINGO 08h00 – Convocação Ritualística de Templo Equipe Ritualística: Região CE-1 – Loja Rosacruz Fortaleza

Dignitário: Venerabilíssimo Grande Mestre Frater Hélio de Moraes e Marques Nota Importante:

É imprescindível apresentar-se com o crachá da Convenção e o avental Ritualístico.

08h30 – Meditação aberta para não membros 1

1h00 – Considerações Finais e Agradecimentos.