Curso de Especialização: saiba mais sobre os dois módulos já realizados

147

SABERES TRADICIONAIS E TEORIAS INTEGRATIVAS EM COACHING TRANSPESSOAL – MÓDULO I

“Introdução ao Campo Epistêmico das Racionalidades Transpessoais”, ministrado pelo Prof. Dr. Luiz Eduardo Valiengo Berni, entre os dias 18 e 20 de agosto de 2017, foi o primeiro módulo do curso de especialização Saberes Tradicionais e Teorias Integrativas em Coaching Transpessoal, realizado pela Universidade Rose-Croix Internacional – URCI.

De acordo com Hélio de Moraes e Marques, reitor da Universidade Rose-Croix Internacional – URCI da Jurisdição de Língua Portuguesa, a Universidade Rose+Croix tem suas prioridades voltadas para o desenvolvimento do Ser humano integral e esta iniciativa vem preencher uma lacuna na complementação profissional numa abordagem inter e transdisciplinar, nas áreas de saúde e educação. “Esse curso de especialização atende o objetivo da extensão curricular e a prática fundamentada do conhecimento integrando ciência e espiritualidade”, explica Hélio de Moraes e Marques.

Pensando nisso, o primeiro encontro do curso proporcionou aos alunos uma visita às instalações da URCI no Campus Metropolitano em Curitiba e ao Parque Rosacruz da AMORC GLP. Na sequência, ainda em Curitiba, foi realizada uma aula inaugural conduzida pelo Prof. Dr. Luiz Eduardo V. Berni, que é também o idealizador e coordenador do projeto, com a presença do Reitor da URCI, Prof. Hélio de Moraes e Marques. Em seguida os alunos foram para o Campus Avançado da URCI – Morada do Silêncio – Chaminé da Serra.

Lá as aulas seguiram com uma dinâmica que conteve exposição dialogada, e atividades práticas, de modo que pudessem facilitar e estimular a integração grupal, além de apresentar as bases do campo onde se situa o curso, que será desenvolvido no transcorrer dos próximos dois anos.

MÓDULO II

O segundo módulo “Fundamentos da Física Quântica: Sincronicidade e Consciência para o Diálogo da Ciência com a Tradição”, foi realizado nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro de 2017, pela Prof. Dra. Marly da Silva Santos, Prof. Dr. Carlos Alberto Ferrari, ambos físicos. Os trabalhos teóricos dos docentes foram complementados com práticas integrativas conduzidas pelo Prof. Luiz Eduardo V. Berni, com a mesma dinâmica trabalhada no módulo anterior.  Nesta etapa, que complementou o primeiro módulo do curso, foram abordados assuntos que apresentaram de forma geral os fundamentos da Física Quântica, como o salto quântico, as ondas de matéria, enfatizando os paradoxos de conceito de não-localidade quântica, sincronicidade, potência e consciência. Assim, foi possível aos alunos, aplicação de conceitos complexos e suas possíveis relações com a espiritualidade, medicina integrativa (tradicional ou complementar) e criatividade (inovação, empresa).