Esoterismo e Cinema

43

Esoterismo e Cinema

Segundo os gregos, a arte é inspiração dos deuses e o artista transporta este dom de “humanizar” o divino tornando-o acessível à admiração pelo paladar, visão, audição, tato e olfato, como que trazendo a nós o belo e o bom.

O cinema é reconhecido por se chamar a sétima arte.

Sabemos que as artes estão catalogadas em arquitetura, escultura, pintura, música, poesia, dança (mímica, teatro e circo).

Neste universo, o cinema por ocasião do Manifeste des Sept Arts (Manifesto das Sete Artes) foi glorificado por Ricciotto Canudo em 1911 como a sétima arte.

Essa proposta que vingou, deu-se porque o crítico de cinema Ricciotto, que pertencia à vanguarda italiana, alegou que o cinema deveria ser considerado como integrante das Belas Artes, defendendo a singularidade desta arte, mesmo ciente de ser um espetáculo de massa. Sua apologia ao cinema se baseava na tese de que esta era uma arte total, uma “síntese” de todas as outras artes e, daí, deveria ser considerada a sétima arte.

De outro lado, o esoterismo guarda relação direta com o oculto, pelo menos com o sigiloso e com o iniciático.

Como conciliar estes contrários? Uma apresentação de grandes proporções e, portanto, aberta ao público, com o misticismo oculto presente no esoterismo?

Esse paradoxo só pode ser conciliado com arte, com a leveza que um diretor consegue transmitir a sua mensagem sem desvelar por completo o sentido arcano de um roteiro, de uma cena, de uma tomada, ou de um filme por completo. O diretor com êxito neste mister, consegue tocar a alma de todos nós sem, contudo, banalizar o sentido esotérico subjacente presente no filme.

Por isso, considero este livro de Laurent Aknin muito inspirador para os estudantes rosacruzes, que servirá também de referência fidedigna para os estudantes de Belas Artes, incluindo naturalmente cursos e especializações em cinema e teatro, entre outros.

Uma leitura desta obra sob uma abordagem transdisciplinar nos auxiliará a enxergar muitos filmes sob outra ótica, pois uma nova visão se descortinará aos nossos olhos e a mensagem será percebida.

Conheça a biblioteca rosacruz e vivencie emoções diferentes através da leitura!

Clique aqui