Exposição Sonhos Iluminados

    262

    Elementos tridimensionais e interativos dão expressividade à Exposição Sonhos Iluminados

    O traçado das ilustrações e o encanto das obras em acrílica sobre tela trabalhadas com muitas cores e acessórios é a temática da próxima exposição do Espaço de Arte Francis Bacon. Sonhos Iluminados, por Márcia Eliza Széliga – artista plástica, escritora e ilustradora de literatura infantil – exibe cerca de 20 obras que remetem ao universo onírico e mais 18 cartazes com ilustrações que foram realizadas para o material de estudos da Ordem Guias do Graal – OGG, seção de estudos para crianças e jovens da Ordem Rosacruz. A mostra fica aberta de 12 de junho a 12 de julho, com entrada franca.

    Inspiradas em sonhos, as ilustrações revelam o lado mágico e lúdico em cada traço, em cada cor, em cada movimento. “Parte das obras são inspiradas em sonhos, insights ou estados de expansão de consciência, que não são exatamente inspirações extraídas de temas externos”, conta Márcia que ainda destaca que o termo iluminados surgiu porque, além de ser a expressão de momentos que trouxeram um despertar da consciência a partir de um mergulho na noite escura da alma, a técnica utilizada da tinta acrílica fluorescente busca representar da forma mais próxima possível as cores e a luminescência desses estados de consciência.

    Sonhos Iluminados apresenta temas variados. Ao passear pelo Espaço de Arte Francis Bacon será possível descobrir três ambientes com muitas surpresas e encantamentos. De acordo com Márcia, “algumas obras remetem ao universo infantil, porém, trazendo junto a poesia, revelam um universo simbólico, arquetípico da alma humana, evocando sentimentos paradoxais da dualidade, aquilo que corriqueiramente é encarado com naturalidade, mas que em outro contexto causa outras impressões que podem vir a ser de surpresa ou de inquietação”.

    Parte das obras traz representações de estados de expansão de consciência obtidos através da meditação, das práticas xamânicas ou de sonhos lúcidos trazendo o universo fantástico que vai além do reino da fantasia, sendo essas obras o indício de uma nova fase que está por vir.

    Ao falar sobre seu trabalho, Márcia não atribui um estilo único para suas obras. “A experiência no campo da literatura me possibilitou uma expressão mais livre, sem prender-me a um estilo. Existe o universo lúdico, da fantasia, dos contos de fadas, das lendas e dos mitos. Outro diz respeito aos processos interiores, às percepções do mundo e do que sinto, a expressão simbólica de fatos. Um outro diz respeito a perceber-se instrumento da arte onde não apenas meu desejo de expressão se manifesta, mas colocar-me a serviço do desejo da arte em se expressar e ir além do que minha imaginação e expressão planeja e deseja, entregando-me e tornando-me então da arte uma ferramenta”, finaliza Márcia.

    Sobre a Artista:

    Bacharelado em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná; Especialização em Desenho Animado – Academia de Belas Artes de Cracóvia – Polônia; Formação em Arteterapia – Incorporarte – Rio de Janeiro/Curitiba.

    Nascida em Ponta Grossa, Paraná, em 1963, Marcia veio para Curitiba em 1978. Formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná em 1984, realizou diversas exposições coletivas e individuais. Em 1989, numa ação voluntária, conviveu com algumas tribos indígenas do Mato Grosso e Amazonas, onde buscou pesquisar seus costumes e lendas para trazer as representações em suas obras. Em seguida, no mesmo ano, recebeu uma bolsa de estudos do Governo Polonês para estudar Desenho Animado na Polônia. Retornando ao Brasil em 1992 realizou algumas exposições, a partir das quais foi convidada a ilustrar livros infantis e desde então já ilustrou mais de 100 livros da literatura infantil e juvenil de diversos escritores brasileiros, sendo também autora e ilustradora de 5 títulos. É associada à AEILIJ – Associação de Escritores e Ilustradores da Literatura Infantil e Juvenil. É membro da Ordem Rosacruz, AMORC e uma das ilustradoras das monografias de estudos da Ordem Guias do Graal – OGG.

    Serviço

    Exposição Sonhos Iluminados

    Data: de 12 de junho a 12 de julho de 2018.

    Local: Espaço de Arte Francis Bacon

    Endereço: Rua Nicarágua, 2453  – Bacacheri – 82515-260 – Curitiba, Paraná.

    Entrada: Franca

    Horário: de terça a sexta-feira das 13h30 às 17h.