Em 13 de maio de 1978, a historiadora Mary Hesson planejou uma recepção de boas-vindas por ocasião do regresso da múmia Tothmea à vila de Round Lake, nos Estados Unidos, local que já havia sido seu lar. Esse retorno acabou, curiosamente, sendo noticiado por um jornal da época com o título “Feliz dia da múmia! ”. Inspirados por este episódio da história de Tothmea, o Museu Egípcio e Rosacruz e o Museu de Arqueologia Ciro Flamarion Cardoso, de Ponta Grossa, convidam a comunidade a participar das atividades do “Feliz Dia da Múmia! ”, que está em sua 7ª edição e é parte da programação da XV Semana Nacional de Museus.

 Data: 19 de maio.

Atividades:

10h00 – Oficina para crianças “Múmias Andinas”

Instrutor: Prof. Dr. Moacir Elias Santos e equipe.

Sinopse: Destinada a crianças de 6 a 12 anos e inspirados na múmia andina da coleção do Museu Egípcio serão realizadas atividades sobre a cultura das populações que habitaram os Andes.

Inscrição Antecipada: R$10,00. Vagas limitadas. As inscrições devem ser realizadas enviando e-mail para museu@amorc.org.br contendo nome, idade e telefone de contato até o dia 17/05.

14h30 – Mesa Redonda “Culturas Andinas

Palestrantes: Profª Drª Liliane Cristina Coelho, Prof. Dr. Moacir Elias Santos; Prof. Esp. Ewerson Thiago da Silva Dubiela e Profª Esp. Vivian Noitel Valim Tedardi.

Sinopse: serão apresentados temas referentes a diversidade das populações que viveram na região dos Andes antes da chegada dos europeus.