Iniciado por Fernando Pessoa

55

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Iniciado por Fernando Pessoa – Uma Introdução à Tradição Esotérica Ocidental, Explicada e Vivenciada

Num fragmento raro de Pessoa, o poeta justifica de que modo a poesia pode propiciar a iniciação nos Mistérios:

“[…] cada homem é em essência, um conceito do universo diferente de todos os outros. E como, visto que tudo é essencialmente subjectivo, um conceito do universo é ele mesmo o próprio universo, cada homem é essencialmente criador. Resta que saiba que o é, e que saiba mostrar que o sabe; é a essa expressão, quando profunda, que chamamos poesia. “

Entender-se-á, assim, perfeitamente por que razão “o poeta é um fingidor e chega a sentir que é dor a dor que deveras sente!”. Tal como ficam justificadas as blagues e tiradas espirituosas ou boutades do poeta, artifício usado intencionalmente para exigir do leitor ávido de ideias feitas um processo de reflexão, conforme se verá no texto deste livro.

O poeta e pensador português Fernando Pessoa é objeto de pesquisa do autor de longa data, porém nesta obra a abordagem possui uma característica singular. Ela foi escrita pelo autor, que, inspirado em Fernando Pessoa, se desdobrou em dois e que, de forma um tanto elástica, poderiam ser considerados seus próprios “heterônimos”. O primeiro, o Dr. Mendia, acadêmico frio e racional, com doutorado em ciência da religião, e o segundo, o Irmão e Frater Fábio, místico, esoterista, que militou em vários movimentos New Age e que há décadas é participante ativo de ordens esotéricas como a Tradicional Ordem Martinista-TOM e a Ordem Rosacruz -AMORC.

Pode parecer que as duas partes da obra compõem dois livros escritos por autores diferentes, com estilos totalmente distintos, mas em realidade se complementam, pois são apenas um reflexo do próprio processo esotérico, com sua ênfase na vivência e no estudo. Duas faces da mesma moeda.

Uma parte do processo iniciático que o próprio leitor poderá vislumbrar, se souber desejar e merecer levantar o véu que a tudo oculta.

Conheça a biblioteca rosacruz e vivencie emoções diferentes através da leitura!

Clique aqui