Calendário Anual Permanente de Cerimônias Especiais Rosacruzes

A Ordem Rosacruz, AMORC tem Cerimônias e Rituais especiais que tradicionalmente são celebrados durante o Ano Civil. Tanto o Grande Mestre como os Oficiais da Grande Loja de Língua Portuguesa recomendam que tais eventos sejam celebrados com toda ênfase e atenção, para o fortalecimento da Egrégora Rosacruz e para a integração dos Rosacruzes numa unidade de objetivos.

Informações complementares no Organismo Afiliado da sua Região ou no boletim AMORC-GLP.

Memorial Rosacruz

Na primeira Convocação Ritualística de fevereiro. Nesse Ritual rende-se homenagem ao místico e filósofo Pitágoras. Ele foi um dos Mestres que muito contribuíram para o Rosacrucianismo.

Dia 21, a Convocação Ritualística mais próxima do Equinócio. Esta Cerimônia compõe-se de dois Rituais, que se sucedem imediatamente. O primeiro é relativo à celebração do Ano Novo R+C, o segundo instala os novos Oficiais do Organismo Afiliado.

Na primeira Convocação do mês de maio. Os Rosacruzes têm por costume celebrar a Festa da Columba, a fim de prestar homenagem a todas as jovens que aceitaram servir à Ordem nesta tão nobre função. Somente em Lojas e Capítulos.

Na Convocação mais próxima do solstício de inverno no hemisfério sul, em torno de 21 de junho. Nessa Convocação celebramos uma Ação de Graças à união de nossa Alma aos quatro Princípios que fazem de cada um de nós um ser vivo, animado pela Essência da Grande Alma Universal. Somente em Lojas e Capítulos.

Meditação pela Paz
Junho

4º Domingo de junho – Cerimônia aberta. A paz é um reflexo da harmonia da nossa consciência com a beleza da realização Divina. Sejamos sensíveis ao aspecto harmônico do nosso mundo. Deixemos Deus se irradiar através do nosso
comportamento e encontraremos a paz.

Dia 02, na Convocação Ritualística mais próxima. Homenagem ao nosso primeiro Imperator do atual ciclo. Graças a seus esforços, os princípios e os ensinamentos Rosacruzes foram introduzidos e estabelecidos em vários países. Realiza-se também um Fórum Rosacruz para tratar da expansão do Rosacrucianismo.

Cerimônia "In Memoriam"
Setembro

Na data mais próxima possível do equinócio da primavera no hemisfério Sul. Atividade aberta a não-membros, realizada em conjunto com a Ordem Guias do Graal, Membros de Pronaos, Amigos da AMORC e convidados. É comemorada a
construção da Grande Pirâmide do Egito, considerada pelos rosacruzes como um Templo consagrado às Iniciações praticadas nas antigas Escolas de Mistérios

A Ordem Guias do Graal também tem sua data comemorativa, celebrada no dia 27 de outubro. Você pode estar se perguntado neste momento: por que 27 de outubro? O que esta data nos relembra? Como um fato ocorrido neste dia tem a ver com os ideais defendidos e vivenciados pelos membros da OGG?

Na Convocaçãomais próxima damudança da estação, no Brasil, da Primavera para Verão. Este Ritual remonta às Escolas de Mistérios da Antiguidade. A Luz sempre foi associada à Divindade, simbolizando o Conhecimento e o Bem. Deve ser realizada em Lojas, Capítulos e Pronaoi.

Indique para um amigo