Cultura é tudo o que o ser humano faz. Pode ser material ou imaterial. O desenvolvimento de um código moral é o desenvolvimento da própria cultura humana.
O filme do link é uma proposta de um olhar mais tolerante para a diversidade religiosa e da unidade de pensamentos para a universalidade da espiritualidade.
No mesmo diapasão, o artigo do nosso Imperator, Frater Christian Bernard, levanta a questão para uma visão de tolerância religiosa na medida que entende que os assuntos relativos à religiosidade humana devem ser acolhidos sob a perspectiva da espiritualidade que, em última análise, remete-nos a unidade, pois como sabemos, tudo que se eleva caminha para o mesmo ponto. Daí afirmar-se assertivamente que a diversidade nasce da unidade.
Vale citar o artigo 15º da Declaração Universal da Laicidade no Século XXI: As religiões e as filosofias devem ser vistas como recursos culturais. A laicidade no século XXI deve permitir a harmonia entre a diversidade cultural e a unidade social e política, assim como, reconciliar a religião com o Estado.
Helio de Moraes e Marques
GRANDE MESTRE