Oficina de arte-educação para crianças

443

Espaço de Arte Francis Bacon realizou primeira oficina de arte-educação para crianças

O dia 17 de julho foi especial para o Espaço de Arte Francis Bacon, da Ordem Rosacruz – AMORC, e para os artistas plásticos Jo Sampaio e Luiz Lavalle, pois, em parceria com a Exposição Exopintura, foi realizada a primeira oficina de arte-educação para crianças com idade entre 6 e 10 anos. Participaram desta atividade 16 crianças e a ideia é levar o projeto adiante e implementar uma oficina em cada exposição, já que o Espaço organiza exposições temporárias individuais e coletivas ao longo do ano.

De acordo com a coordenadora do Espaço de Arte Francis Bacon, Marcela Lobo, esse projeto já estava incluído nos planos para ser implantado, “pois a arte está alinhada com a educação para promover o desenvolvimento integral do ser”, diz Marcela. A parceria dos artistas com a oficina foi completa e o resultado satisfatório. “Foi muito divertido elaborar a oficina, pois a proposta partia da observação das crianças sobre o meu trabalho como artista. É muito gratificante perceber como a arte inspira”, diz Jo Sampaio.

A arte na infância pode desenvolver grandes potenciais e apresentar novas perspectivas ao universo infantil. A oficina trabalhou a temática da própria exposição nas duas atividades elaboradas. Primeiro as crianças fizeram um passeio pela exposição acompanhadas da artista Jo Sampaio que explicou a elas a técnica e o estilo das suas obras. Depois elas foram convidadas a representar suas próprias interpretações com desenhos utilizando materiais pedagógicos como papel, folha lixa e giz de cera. “Por orientação do curador da minha exposição, Luiz Lavalle, a textura da lixa com o giz de cera resulta num efeito esfumaçado parecido com a textura apresentada em minhas obras. Além de uma certa transparência no uso de duas cores juntas, também característica marcante em meus trabalhos”, explica a artista que tem o esfumaçado e a transparência como características nas suas pinturas. Para Marcela Lobo o resultado foi fantástico: “a arte é a expressão da alma e as crianças sabem representar muito bem isso.” O resultado dessa oficina pode ser visto no próprio Espaço, pois os trabalhos em folha lixa ficarão expostos em um mural junto com a exposição.

A Ordem Rosacruz – AMORC está trabalhando com seus colaboradores algumas ferramentas de aplicação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, da Rede Brasileira do Pacto Global. O ODS 4 que trabalha a educação de qualidade, visa assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. A oficina em arte-educação promovida pelo Espaço de Arte Francis Bacon vai ao encontro do ODS 4. “Trabalhar a educação no universo artístico é uma nova oportunidade para que as crianças aprendam uma nova atividade”, finaliza Marcela Lobo.

Vale lembrar que, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais –  PCNs do MEC, “a educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana. Através da educação em arte, o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e pelas diferentes culturas (PCN-Arte-1997).