Perguntas Frequentes.

O QUE É A ORDEM ROSACRUZ?

A Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis, AMORC é uma Organização mística, filosófica e cultural, apolítica, não-sectária, voltada ao desenvolvimento integral do ser humano (físico, psíquico e espiritual) em clima de perfeita liberdade de pensamento. O legado Rosacruz é milenar e integra técnicas de grande aplicabilidade na vida prática, promovendo harmonia, equilíbrio, saúde e o despertar das faculdades especiais adormecidas na maioria dos seres humanos.

QUAIS SÃOS OS BENEFÍCIOS EM ME AFILIAR À AMORC?

No nível físico, ensina-se a conseguir excelente saúde e aumentar a vitalidade. Oferecem-se técnicas específicas para reduzir o estresse e intensificar os processos naturais de cura do corpo. No nível mental, são transmitidas técnicas para que se desperte tanto os poderes da consciência objetiva como do subconsciente, ampliando o espectro da consciência e integrando melhor as diferentes fases da mente, das quais usamos uma pequena parcela. No nível psíquico, a AMORC integra exercícios comprovados pelos séculos para despertar os poderes interiores, adormecidos na maioria dos seres humanos, como a intuição – proporcionando acesso à Sabedoria Cósmica, com inspiração criativa e inovadoras soluções para os desafios da vida -, telepatia, clarividência, projeção psíquica, autocura, cura por contato e cura à distância e inúmeras outros poderes latentes, tornando a vida cheia de novas possibilidades e ampliando o domínio sobre ela. No nível emocional, um sentimento mais forte de confiança e paz. Essa paz interior vai ajudar o estudante a permanecer calmo e concentrado em meio às crises, sendo uma fonte de fortalecimento para outrem, e conseguir relações pessoais mais harmoniosas com amigos e entes queridos. No nível espiritual, um gradual despertar interior que levará a uma permanente consciência da unidade de toda a Criação e de sua relação pessoal com o Todo. À partir dessa base espiritual tudo o mais vai fluir.

O QUE É MISTICISMO?

A palavra “misticismo” vem do grego mystikos e nada tem a ver com o verbo “mistificar”, mas procede do verbo “misticisar”, significando a experiência que permite ao ser humano um contato consciente com a Mente Cósmica, de forma direta e sem intermediários, por meio de uma crescente harmonização ou elevação da consciência, conduzindo ao que, em outras tradições, é chamado de “iluminação”. Na AMORC nos referimos a este estado sublime de consciência como “Consciência Cósmica”, o mais alto estado de consciência possível ao ser humano. As técnicas rosacruzes visam preparar o estudante justamente para isso. Misticismo também pode ser designado como o estudo das Leis que regem o Universo e a aplicação destas mesmas Leis nos níveis físico, mental e espiritual.

OS ROSACRUZES ACREDITAM EM DEUS?

A Ordem Rosacruz sustenta que há um Princípio Universal dirigente e mantenedor de tudo, o qual, longe de estar separado da Criação, está perfeitamente integrado a ela. Trata-se de uma Mente Cósmica da qual todos os seres procederam e fazem parte intrínseca. Esta Mente Infinita pode ser acessada pelos seres humanos em uma experiência que chamamos na Ordem de mística, através da meditação profunda, sem necessidade de qualquer intermediário. Esta Energia, chamada de muitos nomes, como Deus, Alá, Brahma, Tao etc. em muitas culturas e religiões, ou Grande Arquiteto do Universo (uma vez que estabeleceu Leis perfeitas para a manutenção dos mundos), não tem forma antropomórfica (o que seria apenas uma sombra gigantesca do próprio homem), mas é Infinita e está em toda parte. A AMORC não ensina a crer nela, antes, em experienciá-la, comungar com ela, e mesmo integrar-se à mesma, através dos exercícios de harmonização cósmica e do despertar das faculdades psíquicas latentes. Por outro lado, a Ordem tem uma expressão: “Deus do meu coração, Deus da minha compreensão”, pois sabe que a vivência que cada um tem de Deus é individual, íntima, formando sua própria compreensão de Deus e respeitando a compreensão dos demais. O mais importante é aprender a sintonizar com esta Mente Cósmica.

A AMORC TEM GURUS? JESUS OCUPA ALGUM LUGAR ESPECIAL PARA ELA?

A AMORC não tem nenhum guru, mestre ou líder autoproclamado. Tanto o Imperator, como os Grandes Mestres, bem como todos os demais Oficiais da Ordem, são eleitos e servem de forma impessoal à Organização. A Ordem também não elege um ser que deva receber adoração ou veneração por parte de seus estudantes. Com relação aos Mestres que apareceram na Terra em diferentes momentos, para promover um avanço da civilização – Lao-Tse, Buddha, Jesus etc.– a Ordem os considera como Iluminados, e irmãos mais velhos da humanidade. O que eles atingiram nós também atingiremos, um dia, graças aos esforços no autoconhecimento. Jesus, o Cristo, certamente foi um dos maiores deles. Neste sentido, sem dúvida, eles constituem uma referência. Aliás, vamos mesmo ao ponto de dizer que alguns deles participaram da Tradição Rosacruz de sua época, conforme fica claro nos ensinamentos rosacruzes, quando a história esotérica das religiões é revelada.

COMO SE DÁ PROPRIAMENTE A INSTRUÇÃO DA AMORC?

Ao ingressar na AMORC, você será convidado a ter um local em sua casa, permanente ou temporário, destinado a esses estudos especiais; um local que seja sagrado para você. A Tradição Rosacruz chama esse local de Sanctum, palavra em Latim que significa Santuário. Será seu gabinete espiritual de estudos, um espaço de vibrações permanentemente elevadas onde você poderá se harmonizar e se energizar adequadamente. Os Rosacruzes são instruídos como montar seu Sanctum particular e como extrair o máximo de eficiência dele. Uma vez estabelecido esse Sanctum no Lar, o empolgante estudo a que os Rosacruzes se dedicam pode ocorrer em progressão harmoniosa. Para isso, a AMORC envia periodicamente a seus afiliados as Monografias Oficiais, discursos confidenciais que tratam de toda a gama de assuntos propostos pela Ordem, com uma parte teórica e outra prática.

QUAIS AS RELAÇÕES DA ORDEM ROSACRUZ COM A MAÇONARIA?

Ambas as Instituições são completamente independentes, guardando entre si um relacionamento fraternal e de mútuo respeito. A Ordem Rosacruz e a Maçonaria têm um passado comum, com objetivos semelhantes: o aperfeiçoamento do ser humano. Contudo, ambas fazem isso segundo técnicas que lhes são próprias. O Rosacrucianismo se preocupa precipuamente com o despertar das faculdades místicas do ser humano, promovendo uma integração de sua mente finita com a Mente Infinita do Todo, tornando o estudante rosacruz um agente de equilíbrio, paz e harmonia.

PODEREI DISCORDAR DOS ENSINOS DA ORDEM OU SEREI OBRIGADO A ADERIR A TODOS PREVIAMENTE?

O Estudante Rosacruz é exortado a só aceitar um princípio que lhe é proposto depois de ter refletido sobre o mesmo e o testado em sua vida. E ele é livre para rejeitar o que quiser do sistema de estudo da Ordem, sem que isso lhe prejudique como afiliado ou interfira em seus privilégios como membro. A Ordem forma pensadores livres e tudo o que faz é oferecer ferramentas para que os seus membros edifiquem a sua própria sabedoria.

SE EU ENTRAR NA AMORC, TEREI QUE ADOTAR UM MODO DE VIDA ESPECIAL?

Nenhum modo de vida especial (vegetarianismo, celibato, ascetismo etc.) é requerido pelo Estudo Rosacruz. A Ordem recomenda, contudo, que seja dedicada uma hora semanal aos Ensinamentos e que seja feito um esforço para aplicá-los na vida diária.

UMA VEZ NA ORDEM, CASO DESEJE SAIR DELA, HAVERÁ ALGUM OBSTÁCULO?

Como explicamos em algumas respostas, o estudante rosacruz é perfeitamente livre. Ousamos dizer que a AMORC é uma das Organizações que mais liberdade oferece aos seus Membros. Estes podem cancelar sua afiliação no momento que desejarem, sem que qualquer tipo de empecilho seja colocado por parte da Organização. Há Estudantes Rosacruzes que saem da Ordem, para voltarem a ela depois de um tempo variável, e há aqueles que não voltam. Trata-se de um processo natural. Aos que se retiram da Ordem, apenas consideramos que estão perdendo uma chance preciosa de autoconhecimento, dada a eficácia das técnicas rosacruzes, embora saibamos que a Sabedoria pode ser acessada por outros caminhos.

O QUE SIGNIFICA O TÍTULO “IMPERATOR”?

Na AMORC é o nome tradicional do dirigente executivo, ou Presidente, da Ordem e não tem conotação militar, monárquica ou política, apenas iniciática. O atual Imperator da AMORC é o italiano Claudio Mazzucco, que dirige a organização a partir da Suprema Grande Loja, a sede mundial da Ordem.

E O TÍTULO “GRANDE MESTRE”?

Da mesma forma que o título “Imperator”, “Grande Mestre” é um título iniciático e na AMORC designa o responsável por uma de suas jurisdições. Trata-se do dirigente de uma Grande Loja, compreendendo esta países falantes de um mesmo idioma.

SEREI OBRIGADO A ADQUIRIR OS PRODUTOS QUE A GLP VENDE?

Os produtos que a Grande Loja de Língua Portuguesa, ou GLP, vende são conhecidos como “suprimentos” e não são, em nenhum momento, de aquisição obrigatória para os estudantes da Ordem. O material principal enviado automaticamente como privilégio da afiliação são as Monografias e revistas. As primeiras contém tudo o que o estudante precisa para se desenvolver integralmente. Contudo, como instituição cultural, a Ordem disponibiliza uma série de produtos que podem ser vistos como complementares ao desenvolvimento de seus estudantes, como livros e CDs interessantes, que contêm temas inspiradores, incensos para auxiliar na harmonização meditação individual, e demais itens. A maioria destes produtos podem ser adquiridos também por não-rosacruzes.

PARA INGRESSAR NA ORDEM ROSACRUZ PRECISO SER INDICADO?

Não, basta que preencha uma proposta de afiliação, para saber mais, clique aqui

Caro Buscador, caso sua dúvida não esteja aqui, reporte-se ao livreto O Domínio da Vida. Se houver qualquer dúvida ou questões adicionais sobre a Ordem, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através do nosso Formulário de Contato.