Ordem Rosacruz
Uma Antiga Sabedoria para um Mundo Novo

Textos para Reflexão

Sobre a vaidade

Os pensamentos no livreto versam sobre a vaidade e foram inspirados a partir do trecho bíblico extraído de Eclesiastes (1,2): Vanitas vanitatum et omnia vanitas, que significa: “Vaidade das vaidades, tudo é vaidade”. Eles são do filósofo…
Leia mais...

Como Orar

Por H. SPENCER LEWIS, FRC A oração é um ponto grandemente controverso da prática religiosa, seguido ou negado francamente. Aqueles que utilizam a oração como argumento contra a existência de um Deus inteligente, ou de qualquer Deus,…
Leia mais...

Tutmés III e o Mistério

Como sabemos, a Ordem Rosacruz é uma Ordem mística e iniciática. Não nos surpreende o fato de as raízes de sua rica herança remontarem a um acontecimento singular que se encontra entre as primeiras experiências místicas registradas na…
Leia mais...

Liberdade

Com que direito pões pássaros em gaiolas? Que direito tens tu, que o das aves violas? Por que as roubas das nuvens… auroras… nascentes? Por que privas da vida esses seres viventes? Homem, tu crês que Deus, o Pai, faria nascer Asas…
Leia mais...

Egrégora

“Egrégora (do grego agrêgorein=vigiar) é uma palavra que no livro de Enoch designa os anjos que juraram vigiar e proteger o Monte Hermon. O termo pode ser traduzido por “entidade vigilante”. Assim, a Egrégora (egrégore) é uma entidade, um…
Leia mais...

A Transformação Interior

Aqueles como nós, preparados para observar atentamente os fenômenos da vida ao nosso redor – harmonizados com as forças e leis do universo e sendo ao mesmo tempo analíticos e reverentes para com toda a vida – observamos a corrupção e…
Leia mais...

Buscando a nós mesmos

Quando Heráclito disse, “Busquei por mim mesmo”, ele produziu uma das mais férteis máximas e, no que concerne ao místico, uma diretiva para todos os tempos, pois estudante algum da Senda está totalmente desperto para o significado dessa…
Leia mais...

A Alquimia da Saúde

Os alquimistas sabiam que a matéria é composta de quatro elementos: fogo, ar, terra e água. Nosso corpo, naturalmente, é também constituído desses elementos. Com este conhecimento, podemos purificar as quatro divisões do corpo, atendendo-as…
Leia mais...

Ser Místico

Na nobre escola rosacruz não há mestre e discípulo. Há apenas homens e mulheres que partilham um mesmo ideal e que se empenham em abrir a porta e avançar. Não se diz que a união faz a força? Pelo seu próprio percurso, você pode se definir…
Leia mais...

A água é coisa comum

Devido a ser a água, provavelmente, a substância química simples mais importante do mundo, as pessoas têm sempre buscado novos meios para usá-la, melhorá-la e compreender exatamente o que ela é. Os antigos egípcios usavam amêndoas…
Leia mais...

Flores no Jardim Cósmico

O sentido da nossa vida como seres humanos no mundo é o de que ela é meio para um fim que a transcende. Ou seja, é através dela que se cumpre a finalidade ou razão de ser de nossa existência como tais seres, mas não é nela mesma que está…
Leia mais...

Eu Sou no Ser Cósmico

-Por Zaneli Ramos, FRC EU… que é? O corpo? Não. Evidentemente, ele é meu, mas não é eu. Por isso digo, “meu corpo”. Então, tenho de procurar a natureza desse EU em alguma “coisa” imaterial que consiga sentir ou perceber em mim mes­mo.…
Leia mais...

Confissão a Maat

Glória a Ti, Ó Grande Deus, Senhor de Toda a Verdade! Venho a Ti, Ó meu Deus, à Tua presença trago o meu ser, para que possa tomar consciência dos Teus decretos. Eu Te conheço, e estou harmonizado Contigo e com Tuas Quarenta e Duas leis,…
Leia mais...

A força

De um ponto de vista tradicional, dizemos que o homem foi criado à imagem de Deus. Ele recebeu, então, no momento de sua criação, “a força”. No plano místico, esta força é sua aptidão para concentrar cada um de seus pensamentos, de suas…
Leia mais...

O Começo de um novo ciclo

Sempre me pareceu estranho que as pessoas do mundo inteiro encarem o primeiro dia de um novo ano, o início de um novo calendário no primeiro dia de janeiro, como o começo de um novo ciclo de realizações, de tomada de resoluções, ou como um…
Leia mais...

Os Cavaleiros Templários

Os Cavaleiros Templários tiveram origem nas Cruzadas da Idade Média. Como é de conhecimento geral, as Cruzadas foram uma série de expedições à Síria e à Palestina, esta última denominada Terra Santa. Consistiam de “devotos e intrépidos reis…
Leia mais...

A existência da alma

O ser humano não se limita a um corpo material mantido em vida por um conjunto de processos físico-químicos. Ele possui também uma faculdade extraordinária: a consciência. Ora, ao contrário do que pensam os ateus, ela não é produto apenas…
Leia mais...