Ordem Rosacruz
Uma Antiga Sabedoria para um Mundo Novo

Textos para Reflexão

Eu Sou no Ser Cósmico

-Por Zaneli Ramos, FRC EU… que é? O corpo? Não. Evidentemente, ele é meu, mas não é eu. Por isso digo, “meu corpo”. Então, tenho de procurar a natureza desse EU em alguma “coisa” imaterial que consiga sentir ou perceber em mim mes­mo.…
Leia mais...

Buscando a nós mesmos

Quando Heráclito disse, “Busquei por mim mesmo”, ele produziu uma das mais férteis máximas e, no que concerne ao místico, uma diretiva para todos os tempos, pois estudante algum da Senda está totalmente desperto para o significado dessa…
Leia mais...

A Alquimia da Saúde

Os alquimistas sabiam que a matéria é composta de quatro elementos: fogo, ar, terra e água. Nosso corpo, naturalmente, é também constituído desses elementos. Com este conhecimento, podemos purificar as quatro divisões do corpo, atendendo-as…
Leia mais...

O impacto do coronavírus

O mundo se une contra a pandemia provocada pelo novo coronavírus e sua consequência, a doença respiratória COVID19. Em um cenário quase apocalíptico, fronteiras são fechadas, Estados declararam estado de emergência, pessoas foram impedidas…
Leia mais...

Como Orar

Por H. SPENCER LEWIS, FRC A oração é um ponto grandemente controverso da prática religiosa, seguido ou negado francamente. Aqueles que utilizam a oração como argumento contra a existência de um Deus inteligente, ou de qualquer Deus,…
Leia mais...

Egrégora

“Egrégora (do grego agrêgorein=vigiar) é uma palavra que no livro de Enoch designa os anjos que juraram vigiar e proteger o Monte Hermon. O termo pode ser traduzido por “entidade vigilante”. Assim, a Egrégora (egrégore) é uma entidade, um…
Leia mais...

As quatro aptidões

Podemos chamar as Quatro Aptidões de edifício base, fundamento e alicerce de todo místico na Senda para que possa se qualificar como “Iniciado”, mais precisamente “Discípulo”. Cada Discípulo, por suas aspirações, seu desejo sincero de se…
Leia mais...

A Palavra Perdida

A lenda da Palavra Perdida, ou seja, de uma chave da Criação pela qual toda a realidade teria sido posta em movimento, remonta a milhares de anos. Parte dessa lenda é alegórica e parte é devida a uma concepção primitiva do poder da palavra…
Leia mais...

Um texto de Saint Martin

Louis Claude De Saint Martin, também conhecido como “O Filósofo Desconhecido”, foi um grande místico do século XVIII e, com toda probabilidade, um Rosacruz. Ele escreveu textos muito inspiradores, dos quais selecionamos um para esta…
Leia mais...

A Natureza da Oração

A oração conforme praticada pelo místico, não é só a que mais produz resultados, mas também é o método mais lógico. O místico assevera que todas as coisas são possíveis dentro da Divina Consciência de Deus, exceto aquilo que contraditaria a…
Leia mais...

Platão – o caminho do meio

Se compararmos os três filósofos gregos que forneceram as bases para a construção da sociedade ocidental – Sócrates, Platão e Aristóteles – vemos que temos em Sócrates um comportamento mais revolucionário, em Aristóteles, um comportamento…
Leia mais...

Sobre a vaidade

Os pensamentos no livreto versam sobre a vaidade e foram inspirados a partir do trecho bíblico extraído de Eclesiastes (1,2): Vanitas vanitatum et omnia vanitas, que significa: “Vaidade das vaidades, tudo é vaidade”. Eles são do filósofo…
Leia mais...

Tutmés III e o Mistério

Como sabemos, a Ordem Rosacruz é uma Ordem mística e iniciática. Não nos surpreende o fato de as raízes de sua rica herança remontarem a um acontecimento singular que se encontra entre as primeiras experiências místicas registradas na…
Leia mais...

Liberdade

Com que direito pões pássaros em gaiolas? Que direito tens tu, que o das aves violas? Por que as roubas das nuvens… auroras… nascentes? Por que privas da vida esses seres viventes? Homem, tu crês que Deus, o Pai, faria nascer Asas…
Leia mais...

A Transformação Interior

Aqueles como nós, preparados para observar atentamente os fenômenos da vida ao nosso redor – harmonizados com as forças e leis do universo e sendo ao mesmo tempo analíticos e reverentes para com toda a vida – observamos a corrupção e…
Leia mais...